Criando formulários para a captação de contatos pela mLabs

Veja o passo a passo de como criar formulários para captação de leads através do mLabs Pages.

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Escrito por Rafael Zindra
Atualizado há mais de uma semana

O que são Formulários?

Um formulário é composto por um conjunto de campos destinados à coleta de dados de um lead ou contato.

Ele pode estar atrelado à uma Landing Page para download de materiais gratuitos, pode ser incluído em seu site para solicitação de contato, pode ser usado para cadastro de contatos em uma newsletter, entre outros.

O formulário é um dos elementos essenciais para a criação de uma base de leads e sua função principal é captar informações do visitante da página em troca de algum material ou benefício.

Como criar um novo formulário pelo mLabs Pages?

Na página inicial do mLabs Pages, clique em “Formulários”.

Você poderá utilizar um dos formulários prontos disponíveis na ferramenta, ou criar um novo formulário com os campos que desejar.

Para isso, clique em “Novo Formulário”.

Na janela aberta, defina um nome para o seu formulário. Esses dados são apenas para controle interno e identificação do formulário dentro do mLabs Pages.

Editando um formulário

Para definir os campos do seu formulário, clique em “Campos e Layout”.

Clique sobre o formulário para abrir as configurações de conteúdo.

Para adicionar um novo campo ao formulário, clique no botão indicado no display de Conteúdo que aparecerá à direita na tela.

Em seguida, selecione um tipo de campo e clique sobre ele.

Para editar um campo já existente, clique no ícone de edição, na lateral do campo.

Na janela de edição que se abrirá, você poderá alterar o rótulo (texto exibido acima do campo) e o texto padrão do campo (texto exibido inicialmente dentro do campo, podendo conter instruções, exemplos ou até mesmo ficar em branco). Você também poderá marcá-lo como um campo de preenchimento obrigatório ou não.

Os valores de “Tipo do campo” e “Nome do campo” não devem ser alterados.

Para alterar os aspectos de texto e da borda, clique em “Exibir mais opções”.

Você poderá customizar o estilo e as cores das bordas dos campos, o espaçamento, a cor de fundo, a cor dos textos e o tamanho da fonte.

Ainda no mesmo display, na opção “Layout”, você poderá alterar a largura do formulário (ou optar pela largura automática), além de escolher o alinhamento e o espaço entre cada campo.

Continuando no display lateral, você poderá alterar o tamanho da fonte, a cor e o alinhamento dos rótulos dos campos.

Clicando em “Exibir Mais Opções”, também será possível alterar o espaçamento entre eles.

Abaixo, ainda no display lateral, você poderá customizar o botão que acompanha o formulário, desde o seu texto (e suas cores), até o alinhamento e a largura.

Clicando em “Exibir Mais Opções”, também será possível alterar o tamanho da fonte, a borda, o espaçamento e a margem do botão.

Configurações de envio

O próximo passo é configurar as opções de envio, que definirá qual evento acontecerá depois que o usuário preencher e submeter o formulário.

Para isso, clique em “Configurações de Envio” no menu superior.

No primeiro campo, você poderá ativar o campo “Mensagem Pós-envio” e digitar o texto que deseja que o contato veja assim que ele submeter o formulário.

Após o preenchimento e submissão do formulário, você também poderá redirecionar o usuário para uma nova página ou enviá-lo para o download de um material.

Caso escolha enviar o usuário para uma nova Página (Ex.: uma Página de Obrigado) acesse o campo “URL de Redirecionamento ou Download de Arquivo”, clique em “Ativar” e insira no campo indicado a URL da página para onde deseja redirecionar o usuário. Esta página também poderá ser criada através do mLabs Pages, seguindo os mesmos passos para a criação de Landing Pages.

Caso prefira levar o usuário para o conteúdo baixado, clique em “Upload de Arquivo” e submeta o conteúdo desejado. São permitidos arquivos do tipo PDF e arquivos de imagem (jpeg, png e GIF) com até 10MB.

No campo “Endereços de Email de Alerta de Envio de Formulário”, você poderá digitar os endereços de email que deseja que sejam avisados quando um formulário for submetido. Sempre que o formulário for submetido por um contato, esses endereços receberão um alerta. Eles devem ser separados por vírgulas.

No campo “Validação de Celular e Mensagem de Aviso”, você poderá habilitar a plataforma para emitir um SMS quando o formulário contiver campo de inserção de celular preenchido.

Obs.: É condição que o contato tenha inserido um celular com menos de 11 dígitos ou sem o código do Brasil (55). Para ativar a função, clique em "Ativar" e edite a mensagem que ele receberá via SMS no campo indicado.

Configurações Adicionais

Para seguir para o próximo passo da configuração do seu formulário, clique em “Configurações Adicionais” no menu superior.

No primeiro campo, você deverá selecionar o que deseja fazer quando um contato que já esteja cadastrado na sua base submeta um formulário.

Ao selecionar a opção “Atualizar o contato com o dado do formulário”, os dados do contato são atualizados com as novas informações coletadas. Ao selecionar a opção “Não fazer nada”, os dados do contato não serão atualizados.

No próximo campo, você poderá habilitar a função Google reCaptcha, um recurso de prevenção contra o acesso de robôs. Para ativar a função, clique em “Ativar”.

A terceira opção de customização presente nas Configurações Adicionais permite que você acrescente um campo onde o contato poderá marcar se deseja ou não receber mensagens suas. A exibição de um rodapé como esse é requisito para que você esteja de acordo com a LGPD e as boas práticas de gerenciamento de dados.

Para ativar a função, clique em “Ativar”. Em seguida, você poderá customizar o texto que acompanha a caixa de seleção.

Você também poderá escolher se a caixa de seleção estará inicialmente marcada ou desmarcada.

A seguir, você poderá editar o texto que será exibido abaixo da caixa de seleção. Neste texto você poderá incluir link com sua Política de Privacidade, e trazer uma frase de aceite desses termos.

Para isso, use a marcação {{Política de Privacidade}} na caixa de texto e, na caixa abaixo, cole a URL com a Política mencionada.

Como adicionar um formulário a uma página do meu site ou à Landing Page criada?

Existem duas formas de publicar um formulário criado pelo mLabs Pages.

A primeira é integrando o formulário à Landing Page criada dentro do recurso da mLabs ou, através de códigos HTML, integrando o formulário a um site próprio.

Para integrar um formulário a uma página já existente em um site, clique na barra “Código”.

Depois, clique em “Gerar/Atualizar Código do Formulário”.

Um código aparecerá na caixa preta. Clique no botão “Copiar para Colar”.

Depois, clique em “Salvar e Fechar”

Em seguida, cole o código gerado no seu construtor de sites (ou conte com ajuda de um programador para inserir esse código no HTML do site onde o formulário deve aparecer).

Você também poderá inserir um formulário em suas Landing Pages criadas pela mLabs colando esse código dentro do elemento HTML da página, no próprio mLabs Pages. Porém, existe uma maneira mais simples para fazer isso.

Para acrescentar um formulário previamente criado em seu projeto, durante a criação da página, arraste o elemento “Formulário”. Depois, clique no display lateral e selecione o formulário escolhido.

Para ler o artigo completo sobre a construção de Landing Pages, clique aqui.

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