Às vezes você acessa os dados diretamente na interface web do Facebook ou Google e visualiza os números. Em seguida, cria um relatório na DashGoo referente à mesma conta, analisando o mesmo período de tempo, mas ele te traz outros números. Há uma explicação para esse comportamento.
Como todo aplicativo disponível, DashGoo coleta os dados das API dos provedores como Facebook e Google. Uma API é o “backdoor” para os dados, enquanto a interface de usuário do Facebook e do Google, onde você está olhando, é o “frontdoor”. A DashGoo utiliza apenas os dados oficiais fornecidos diretamente pelos provedores e não trabalha com dados fornecidos por terceiros.
Provedores como o Facebook e o Google, por exemplo, precisam propagar as estatísticas da interface para suas APIs. Dados do Facebook (tanto ADS, quanto Insights, quanto Instagram) podem levar até 14 dias para atualizar com sua interface (dificilmente demora isso tudo, mas essa é a janela de tempo oficial fornecida por eles). Para o Google, isto pode levar até 24 horas.
Então, pode acontecer de você executar um relatório em 1º de abril, por exemplo, com um intervalo de data entre 1 a 31 de março, e os dados virem de forma imprecisa, pois os dados do dia anterior ainda podem não ter sido propagados em sua totalidade para a API.
Além disso, a API de um provedor e sua interface da web nem sempre estão totalmente sincronizadas. A DashGoo depende da API do provedor, que pode em alguns casos fornecer números que diferem da interface da web do mesmo provedor. Pequenas diferenças podem ser vistas de vez em quando e não são motivo para preocupação.
Outro problema no caso específico do Facebook é o fuso horário. A API oficial do Facebook utiliza o fuso horário PST (local da sede do Facebook) enquanto os insights na interface das páginas do Facebook, em grande maioria, costumam ser exibidos com dados gerados dentro do fuso horário local do usuário. Isso pode gerar discrepâncias em determinadas métricas.
Convertendo para GMT-0, o Facebook coleta os dados do dia até as 7:00h (GMT-0). Qualquer valor após isso será exibido somente no dia seguinte.
Ou seja, No dia 01/07 você vai ver os dados do dia 31/06 das 07:01h até o dia 01/07 às 07:00h no fuso horário GMT-0. No Brasil seria algo próximo das 4h da manhã.
No caso do Facebook Insights, a própria interface e a ferramenta “Exportar dados” podem trazer valores discrepantes. Você pode fazer um teste fazendo o download dos dados e comparando. Se os valores estiverem diferentes, os dados mais corretos serão os que você “baixou” na plataforma deles.
Os dados do DashGoo serão compatíveis com esses mesmos dados presentes na ferramenta de Exportação de dados do Facebook.
O que fazer quando acontece essa divergência?
Certifique-se de não trabalhar com relatórios com intervalo final de data igual ao dia de geração do relatório. Se você está trabalhando com o seu projeto de relatório e quer certificar-se que a imprecisão é causada pelas latências da API, altere o intervalo final da data para dois dias ou mais e compare.
Discrepâncias pequenas podem ser aceitas (1 – 6%) e não são consideradas como problema pelo fato de algumas fontes de dados atualizarem seus dados de forma diferente nas diferentes plataformas que elas oferecem. Mas se os dados estiverem com uma diferença significativa para o mesmo intervalo de datas, por favor, entre em contato conosco pelo atendimento via aplicativo para que possamos investigar a causa.