Com essa funcionalidade, você pode comparar o desempenho do seu perfil no Instagram com o de concorrentes, por meio de dados sobre crescimento e os posts com melhor e pior performance, dentre outras informações.
1. Cadastre uma conta de Instagram
Antes de começar, certifique-se de que a marca correspondente tenha uma conta de Instagram cadastrada. Você pode conferir todas as marcas e suas respectivas integrações dentro do menu Marcas.
2. Acesse a aba de Concorrentes
No menu lateral, clique em Concorrentes.
3. Configure os concorrentes
Você pode adicionar até 5 perfis de concorrentes para fazer o monitoramento clicando em Adicionar concorrente.
Clique em Adicionar concorrente > depois digite a @ do perfil > e clique no símbolo de + (mais) para salvar.
Você também pode alterar os Concorrentes adicionados a qualquer momento, clicando em Gerenciar concorrentes na tela inicial.
4. Analise as informações
Ao finalizar essa primeira configuração, você terá a visualização dos widgets padrão do relatório de concorrentes:
Tabela de Resumo
Um resumo com as principais métricas do seu perfil e dos perfis dos concorrentes, como engajamento público, quantidade de posts, total de curtidas, total de comentários, média de interação por post e quantidade de posts semanal.
Passando o mouse em cima do ícone de informação, você terá a descrição de algumas métricas e o que elas representam.
Posts por dia e horário
Nesse gráfico você vai visualizar em quais dias e horários os seus concorrentes mais publicam no Instagram. E logo abaixo dele também é possível analisar alguns insights com base nessas informações.
Ranking de Posts
No ranking de posts, são apresentados os posts que tiveram o melhor e o pior engajamento dentro do período selecionado.
Também é possível filtrar a visualização por cada concorrente individualmente e visualizar as publicações dentro do próprio Instagram.
Hashtags mais usadas
Nesse gráfico, você terá os dados das hashtags mais usadas e poderá alterar a visualização com alguns filtros:
- Todas as hashtags utilizadas por você e pelos concorrentes;
- As hashtags exclusivas, que foram utilizadas apenas por você;
- As hashtags de oportunidade que foram utilizadas apenas pelos seus concorrentes;
- E as Principais que foram utilizadas nos 5 melhores posts dos seus concorrentes.
Formatos mais usados, Posts por semana e Engajamento público
Descendo mais um pouco a tela, serão apresentadas as informações de Formatos mais usados, média de Posts por semana e o Engajamento público.
Esses insights apresentam quais formatos estão com um desempenho maior e como está a sua média de posts e de engajamento em relação aos concorrentes.
Seguidores e Ranking de Crescimento
Por último, você terá os dados de Seguidores e de Ranking de Crescimento, onde será indicado qual concorrente teve o maior crescimento durante do período selecionado.
5. Compartilhe
É possível gerar um link do relatório completo para enviar para quem você quiser, ou fazer o download de cada widget nos formatos CSV ou PNG.
Observação: Sempre que abrir a tela de Concorrentes, você deve informar a marca cujos dados deseja analisar.