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Como funciona o Relatório de Concorrentes do Instagram no mLabs Analytics?

Aprenda a monitorar os dados de seus concorrentes e comparar os resultados deles aos de sua marca.

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Escrito por Fernando Vital
Atualizado essa semana

Com essa funcionalidade, você pode comparar o desempenho do seu perfil no Instagram com o de concorrentes, por meio de dados sobre crescimento e os posts com melhor e pior performance, dentre outras informações.

1. Cadastre uma conta de Instagram

Antes de começar, certifique-se de que a marca correspondente tenha uma conta de Instagram cadastrada. Você pode conferir todas as marcas e suas respectivas integrações dentro do menu Marcas.

2. Acesse a aba de Concorrentes

No menu lateral, clique em Concorrentes.

3. Configure os concorrentes

Você pode adicionar até 5 perfis de concorrentes para fazer o monitoramento clicando em Adicionar concorrente.

Clique em Adicionar concorrente > depois digite a @ do perfil > e clique no símbolo de + (mais) para salvar.

Você também pode alterar os Concorrentes adicionados a qualquer momento, clicando em Gerenciar concorrentes na tela inicial.

4. Analise as informações

Ao finalizar essa primeira configuração, você terá a visualização dos widgets padrão do relatório de concorrentes:

  • Tabela de Resumo

Um resumo com as principais métricas do seu perfil e dos perfis dos concorrentes, como engajamento público, quantidade de posts, total de curtidas, total de comentários, média de interação por post e quantidade de posts semanal.

Passando o mouse em cima do ícone de informação, você terá a descrição de algumas métricas e o que elas representam.

  • Posts por dia e horário

Nesse gráfico você vai visualizar em quais dias e horários os seus concorrentes mais publicam no Instagram. E logo abaixo dele também é possível analisar alguns insights com base nessas informações.

  • Ranking de Posts

No ranking de posts, são apresentados os posts que tiveram o melhor e o pior engajamento dentro do período selecionado.

Também é possível filtrar a visualização por cada concorrente individualmente e visualizar as publicações dentro do próprio Instagram.

  • Hashtags mais usadas

Nesse gráfico, você terá os dados das hashtags mais usadas e poderá alterar a visualização com alguns filtros:

- Todas as hashtags utilizadas por você e pelos concorrentes;
- As hashtags exclusivas, que foram utilizadas apenas por você;
- As hashtags de oportunidade que foram utilizadas apenas pelos seus concorrentes;
- E as Principais que foram utilizadas nos 5 melhores posts dos seus concorrentes.

  • Formatos mais usados, Posts por semana e Engajamento público

Descendo mais um pouco a tela, serão apresentadas as informações de Formatos mais usados, média de Posts por semana e o Engajamento público.

Esses insights apresentam quais formatos estão com um desempenho maior e como está a sua média de posts e de engajamento em relação aos concorrentes.

  • Seguidores e Ranking de Crescimento

Por último, você terá os dados de Seguidores e de Ranking de Crescimento, onde será indicado qual concorrente teve o maior crescimento durante do período selecionado.​

5. Compartilhe

É possível gerar um link do relatório completo para enviar para quem você quiser, ou fazer o download de cada widget nos formatos CSV ou PNG.

Observação: Sempre que abrir a tela de Concorrentes, você deve informar a marca cujos dados deseja analisar.

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