Todas as coleções
Ajuda com a DashGoo?
Dúvidas Frequentes
Consigo ver dados retroativos do Instagram?
Consigo ver dados retroativos do Instagram?

Após cadastrar o Instagram na DashGoo, veja quais dados históricos você consegue analisar corretamente

Fernando Vital avatar
Escrito por Fernando Vital
Atualizado há mais de uma semana

Oficialmente, o Instagram não fornece dados históricos (dados retroativos) de determinadas métricas. Número de seguidores, por exemplo, não são acompanhados pelo Instagram e, portanto, não é possível consultar dados históricos referente a esse dado.

O Instagram fornece apenas o número de seguidores do dia atual. O mesmo acontece com informações de Stories e informações demográficas.

Como faço para ter o histórico do número de seguidores?

Para atender essa necessidade, criamos uma ferramenta que coleta diariamente os valores direto de sua conta do Instagram e grava em seu usuário da DashGoo. Assim, é possível gerar um histórico que poderá ser utilizado em relatórios futuros. O mesmo vale para a métrica “Seguindo”.

O histórico de seguidores será arquivado a partir do momento que sua conta for adicionada na DashGoo e associada ao cadastro de um cliente, ou seja, se você adicionou a conta do Instagram no dia 20/07/2020 na DashGoo e associou no cadastro do cliente no dia 21/07, você terá o número de seguidores somente do dia 22/07 em diante.

Se você tentar gerar um relatório com dados anteriores a esse período, o número de seguidores não será apresentado ou estará com o valor igual a “0”. A conta precisa também estar com o token ativo para que esse histórico seja gerado diariamente.

Acima, um gráfico com a métrica “Seguidores” gerado com um período anterior à vinculação da conta no DashGoo. No exemplo, o dia 29/03/2020 foi o dia que a conta foi vinculada à DashGoo, o que permitiu já ter valor para o dia seguinte e também gerar o histórico diário depois disso.

Oficialmente, o Instagram não fornece dados históricos de Stories

O relatório de Instagram Stories tem uma particularidade: ele não salva as informações de histórico se a conta não estiver ativa na DashGoo.

No Meta, os Stories são temporários com duração de 24 horas, e seus resultados ficam disponíveis para avaliação durante um tempo limitado.

Sendo assim, a DashGoo só vai conseguir coletar e salvar essas informações e assim montar um histórico se a conta de Instagram já estiver conectada no nosso sistema por um certo período.

Como faço para ter o histórico de Stories?

Os Stories serão arquivados a partir do momento que sua conta de Instagram for adicionada na DashGoo e associada ao cadastro de um cliente, ou seja, se você cadastrou a conta do Instagram no dia 10/05/2020 em Conexões e associou a conta do cliente no cadastro do cliente no dia 11/05, você terá informações dos Stories do dia 12/05 em diante.

Quanto mais tempo sua conta estiver vinculada ao DashGoo mais completo será o seu histórico.

A conta precisa também estar com o token ativo e conectada corretamente na DashGoo para que esse histórico seja gerado diariamente. A conta precisa estar associada no cadastro de um cliente. Caso a conta não esteja associada não será gerado histórico desse período.

Informações demográficas – idade, gênero e localidade

O mesmo acontece com as informações demográficas. O Meta só disponibiliza as informações atuais (informações de hoje).

As informações demográficas (idade, gênero e localidade) serão arquivadas a partir do momento que sua conta for adicionada na DashGoo, ou seja, se você adicionou a conta do Instagram no dia 10/05/2020 no DashGoo, você terá informações demográficas só do dia 10/05 em diante. Se você tentar gerar um relatório com um período anterior a esse, não terá informações. Com o tempo de conta conectado você terá um grande histórico guardado.

A conta precisa também estar com o token ativo e conectada corretamente na DashGoo para que esse histórico seja gerado diariamente.

Todas as métricas marcadas com “*” dentro do widget são métricas que precisam de histórico gerado após a conexão da conta no DashGoo.

Limitações da API oficial:

  • Informações sobre usuários do IG estão disponíveis apenas em contas de usuário do Instagram que tenham 100 ou mais seguidores.

  • A API oficial relata apenas métricas de interação orgânica; as interações em anúncios que contêm um objeto de mídia não são contadas.

  • Caso a conta de Instagram tenha sido convertida para comercial recentemente, a maioria das métricas só terão informações da data de conversão da conta em diante.

Publicações e #hashtags:

Estarão disponíveis as informações (insights) das últimas 1000 publicações de cada conta adicionada. Dependendo da quantidade de publicações diárias, o período de análise de um relatório poderá ser de vários meses anteriores. Se uma determinada conta faz 50 publicações por mês, por exemplo, terá dados históricos de 20 meses (contando de hoje para trás).

Permissões necessárias

Não edite as permissões necessárias nem desabilite alguma delas, pois assim o DashGoo não irá conseguir atualizar os dados.

Respondeu à sua pergunta?