Um relatório é composto do layout (estrutura de colunas) e de widgets (blocos de dados, gráficos, texto e imagem). Os widgets são adicionados dentro das colunas do layout.
Sobre o Layout (estrutura de colunas e quebra de página)
Layout
Você tem a opção de trabalhar com o layout de uma ou duas colunas (3 para dashboards). Você pode usar ambas as opções e quantas vezes precisar. Arraste e solte na tela o layout. A área dos layouts pode ser identificada por uma linha tracejada.
Em um relatório em branco o layout de 1 coluna já está inserido por padrão. Em relatórios criados através de templates (modelos) tanto layouts quando widgets já estarão adicionados.
Passe o mouse no relatório para visualizar a área pontilhada do layout inserido.
Quebra de Página manual
Para inserir quebra de página manual arraste o widget na tela (entre um e outro layout).
A quebra de página só pode ser inserida entre layouts, e nunca dentro do mesmo layout.
Dica: Para inserir várias quebras de página procure trabalhar com a adição de vários layouts.
Paginação
Quando você gera o relatório em PDF, a DashGoo divide as páginas automaticamente sem a necessidade da Quebra de Página Manual. A Quebra de Página manual só é útil quando você deseja que a página seja quebrada em um local diferente.
Editando Layout e Quebra de Página Manual
Para excluir um layout inteiro (uma ou duas colunas) passe o mouse sobre o layout de 1 ou 2 colunas e clique no botão vermelho ‘Excluir’. Esta ação também apagará todos os widgets adicionados dentro deste layout.
Você pode mover os layouts para cima ou para baixo, clicando na seta correspondente.
As mesmas funcionalidades valem para a Quebra de Página.
Dimensão x métricas
As dimensões são atributos dos seus dados. Por exemplo, a dimensão Cidade indica a cidade (por exemplo, “Paris” ou “Nova York”) em que uma sessão se originou. A dimensão Página indica o URL de uma página que é visualizada.
As métricas são avaliações quantitativas. A métrica Sessões é o número total de sessões. A métrica Páginas/sessão é o número médio de páginas visualizadas por sessão.
Nos widgets a dimensão é:
Na tabela a primeira coluna.
Nos Gráficos de linha e coluna o eixo X.
No Gráfico de pizza as fatias.
Nos widgets as métricas são:
Na Visão Geral as KPIs que compõem a visão geral.
No Texto Dinâmico os valores no texto (kpi).
Na Tabela as demais colunas (após a primeira).
Nos Gráficos de linha e coluna as legendas e os valores no eixo Y.
No gráfico de pizza os valores das fatias.
Todos os widgets permitem adicionar várias métricas com exceção do Gráfico de pizza que permite apenas uma métrica por gráfico.
Widgets
Os widgets são blocos que você pode adicionar no seu relatório da forma que quiser ou precisar. São eles que irão compor os dados e informações em seu relatório. Existem vários tipos de widgets disponíveis, estes são os principais:
Visão geral – exibe KPIs na tela e compara com o período anterior. Uma dica quando estiver usando o layout de 1 coluna é sempre adicionar as métricas em múltiplos de 3 (3, 6, 9) para ficar com uma melhor aparência.
Tabela – exibe uma tabela com linhas e colunas. Na primeira coluna é exibido a dimensão e nas demais colunas as métricas. Fundamental para certos tipos de dados como anúncios.
Gráficos (linha, coluna, pizza) – exibe um gráfico com as métricas selecionadas.
Texto dinâmico – Insere um texto que pode ser ajustado como quiser com dados dinâmicos – KPIs
Imagem – Permite adicionar imagens no relatório
Texto – Permite adicionar qualquer tipo de texto.
Quando você cria um relatório utilizando um template como modelo, vários widgets já estarão adicionados automaticamente no relatório. Você pode manter tudo como está, editar esses widgets adicionados alterando métricas ou outras configurações, remover, mudar a posição ou adicionar novos.
IMPORTANTE: Para usuários não familiarizados com a DashGoo ou com os relatórios, a recomendação é sempre utilizar algum template pronto. Basta na hora da criação do relatório (https://app.dashgoo.com/report/add) selecionar o modelo que melhor te atende. Existem vários templates prontos para você utilizar.
Para adicionar um widget no relatório (ou dashboard) clique no menu no widget que escolheu e arraste para a área de edição. Solte na área verde quando aparecer.
Após inserir um widget no layout , você pode editar as informações dele.
Digite um título (campo opcional), selecione a fonte de dados, a conta do cliente associada, qual a dimensão e quais métricas serão exibidas.
Atenção: Se você não estiver visualizando as contas nos widgets após selecionada a fonte de dados, verifique no cadastro do cliente se ela foi realmente associada.
Para comparar com valores do período anterior, marque a opção “Comparar período anterior”. A recomendação é utilizar sempre no widget de Visão Geral (Overview) e nos demais widgets com moderação.
Na aba Opções avançadas você poderá agrupar as datas (para a dimensão data), ordenar do maior para o menor escolhendo a métrica que será ordenada, a quantidade de registros que deverão ser exibidos e também outras funcionalidades (dependendo da fonte de dados escolhida).
Exemplo de opções avançadas do Google ADS
Na aba Filtros você pode adicionar alguns filtros (que são aplicados ao resultado já exibido e não na consulta).
Editando um Widget
Para editar um widget já adicionado no relatório, clique no lápis correspondente ao widget que deseja editar.
Você pode alterar qualquer campo. Para excluir clique na lixeira.
Movendo um Widget
Você pode arrastar um widget existente para outra área ou layout do relatório.
Clique no ícone correspondente (4 setas) e arraste para o local desejado. Solte na área verde.
Outros recursos no relatório
Editar Período de Tempo
Para editar o período de tempo (intervalo dos dados) clique no ícone do calendário ao lado da data, no topo do relatório.
Depois que salvar a alteração, esta ação irá alterar o período de todos os widgets adicionados no relatório, ajustando os dados e valores para o novo intervalo.
Menu de opções
Você pode agendar um relatório (automatizar a recorrência), enviar por email ou baixar o relatório em PDF. Além disso, pode também duplicá-lo, exportá-lo como template ou excluir o relatório. Ao exportar como template você cria um modelo deste relatório que criou para poder ser utilizado novamente na criação de outros.
Agendando o relatório
O agendamento envia automaticamente na frequência que você definir o relatório com os dados já atualizados. Clique no botão correspondente para agendar e automatizar o envio do relatório. Você precisa definir o período e frequência de envio. O período de tempo é contabilizado de acordo com a data de envio do relatório.
Exemplo: Se o relatório for enviado em 15/01/2023 com o período selecionado ‘Último Mês’, o período de tempo do relatório enviado será do dia 01/12/2022 a 31/12/2022.
Editar folha de rosto do PDF
Você pode adicionar na capa o logo da agência, título e várias outras informações. O logo da agência é cadastrado em configurações.
Todos os campos são opcionais. Deixe o campo vazio para não exibir. Quando configurada, esta será a primeira página do relatório em PDF.