Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAjuda com a DashGoo?Relatórios
Como agendar o envio automático de relatórios?
Como agendar o envio automático de relatórios?

Veja como configurar o envio recorrente dos seus relatórios da DashGoo

Beatriz Ferreira avatar
Escrito por Beatriz Ferreira
Atualizado há mais de 4 meses

O Agendamento permite que você automatize o envio de seus relatórios na frequência que você definir. Os relatórios são enviados com as informações atualizadas automaticamente, sem que haja necessidade de editá-los a cada período.

Você pode enviá-los automaticamente todas as segundas, terças ou quartas-feiras (semanalmente), ou uma vez ao mês (mensalmente) escolhendo o dia 01, 05 ou 10.

O relatório será enviado com o intervalo de tempo (período dos dados) contado a partir da data de envio.

Por exemplo: Se o relatório for enviado no dia 01/01/2024 com o período selecionado “Último mês”, o intervalo de tempo dos dados no relatório será do dia 01/12/2023 a 31/12/2023. Os dados são atualizados automaticamente sempre que um novo agendamento ocorrer.

Você não precisa editar os dados e os períodos em relatórios agendados.

Os valores são ajustados automaticamente.

Como agendar?

Depois que você concluiu o relatório, você pode agendar seu envio recorrente clicando no ícone do relógio localizado no final da tela de edição que está descrito como: Agendar relatório.

  • Nome do arquivo PDF.

  • E-mails de destino que vai receber.

  • Informe o assunto do email.

  • Marque ou não a opção “Enviar uma cópia para o meu e-mail…” (Para receber ou cadastrar clique aqui)

  • Selecione a frequência do envio (semanal, mensal) e o período dos dados.

  • Edite a mensagem ou utilize o padrão.

  • Marque ou não a opção “Inserir assinatura…” (Para atualizar ou cadastrar sua assinatura clique aqui)

  • Clique em Salvar e pronto.

Opcionalmente você pode colocar uma data de início e uma data final para o agendamento estar ativo. Para isso selecione uma data inicial e final nos campos:

O agendamento será cancelado automaticamente no dia seguinte da data final configurada.

Editando um agendamento

Você poderá editar ou cancelar o agendamento sempre que precisar. Para editar um relatório já agendado clique no mesmo ícone do relógio usado para criar o agendamento:

O agendamento fica ativo até você cancelá-lo.

Para cancelar, basta clicar no ícone do relógio ao lado direito do relatório correspondente, na sua lista de relatórios (https://app.dashgoo.com/reports)

Relatório agendado

Depois de agendados, os relatórios passam a ser identificados assim na listagem:

Sobre os dados no agendamento e no app

O agendamento roda independentemente da ferramenta web. Dentro da Dashgoo vai aparecer sempre o último relatório que você salvou, com o período que foi salvo da última vez. Esse período vai ser o que aparece no relatório quando você o abrir dentro da Dashgoo, não importa o agendamento feito.

Já no agendamento ele roda com outro período, e atualiza sempre em um novo período (definido automaticamente), que é o que será enviado por email.

Você pode alterar na Dashgoo o relatório com o período que quiser, isso não vai afetar o agendamento já ativo.

Recomendação: Antes de programar o envio faça o download de um PDF e verifique se está tudo certo com o layout e configurações escolhidas, pois os relatórios agendados serão enviados utilizando a mesma estrutura e definição do relatório que você montou. Se tiver algum problema corrija antes de fazer o agendamento.

Seu relatório será enviado sempre na frequência definida. É importante abrir de vez em quando seus relatórios agendados para constatar que está tudo certo com a coleta dos dados, pois podem ocorrer problemas com a conexão aos provedores das fontes de dados (Google ADS, Google Analytics, Facebook, etc).

ATENÇÃO: Para os relatórios agendados evite adicionar muitos widgets pois alguns provedores, como o Facebook por exemplo, exigem um determinado tempo limite de conexão. Com isso, na hora de gerar o relatório, caso ele tenha muitos widgets, alguns poderão ficar sem dados.

Respondeu à sua pergunta?