A Meta lançou uma nova interface de programação (API) para o gerenciamento de contas do Instagram. Essa atualização facilita a conexão de contas empresariais e criadores de conteúdo em plataformas externas, como a mLabs.
O que mudou na conexão?
Antes, a conexão era feita pela API antiga, vinculada ao Meta Business e Facebook. Agora, com a nova API, a conexão é feita diretamente pela conta do Instagram, sem precisar do Facebook ou do Meta Business.
Como funciona a conexão pela API antiga?
Na API antiga, é necessário:
Ter a conta do Instagram configurada como Profissional (Empresarial ou Criador de conteúdo).
Ter a conta do Instagram e a página do Facebook conectadas a um portfólio empresarial no Meta Business, com controle total.
Manter o vínculo do Instagram ativo em uma página do Facebook.
Veja como fazer a conexão na API antiga: Conectando uma conta social do Instagram à mLabs.
E como funciona agora, com a nova API?
A conexão é direta pela conta do Instagram.
Não é mais necessário vincular à conta ao Meta Business ou a uma página do Facebook.
Ainda é preciso que a conta seja do tipo Profissional (Empresarial ou Criador de conteúdo).
Veja como conectar pela nova API: Conheça a nova API oficial do Instagram na mLabs.
Quais são as diferenças e limitações entre a API antiga e a nova?
API Antiga
Conexão feita pelo Facebook.
Requisitos: conta profissional + vínculo com página e Meta Business.
Configurações avançadas no agendamento de posts:
Primeiro comentário
Colaborador
Instagram Shop
Localização
Desativar comentários
Marcações de pessoas
Texto alternativoPermite agendamento de Stories com menção.
Acesso completo a relatórios (incluindo mLabs Analytics).
Acesso à análise de concorrentes.
Nova API
Conexão direta pelo Instagram.
Requisito: conta profissional.
Recursos limitados no agendamento:
Apenas primeiro comentário.
Permite agendamento de Stories com menção.
Acesso completo a relatórios (incluindo mLabs Analytics).
Não permite análise de concorrentes.
Importante: caso seja feita alguma tentativa de acesso em funções não disponibilizadas pela nova API, a plataforma irá exibir um alerta solicitando que as permissões sejam atualizadas. Basta clicar em Atualizar Permissões e aplicar os ajustes necessários.
Qual conexão devo escolher: API antiga ou nova?
Agora que você já conhece as diferenças entre a API antiga e a nova API do Instagram, ao conectar sua conta você pode escolher qual das opções usar.
A escolha vai depender das suas necessidades:
Se você precisa de mais recursos de agendamento e da análise de concorrentes, a API antiga pode ser a melhor opção.
Se prefere uma conexão mais simples e direta, sem depender do Facebook ou Meta Business, a nova API pode atender melhor.